A colher de plástico em vez da colher de café metálica, cada vez mais na moda nos cafés (bicas) em Portugal, usa tipicamente plástico do tipo 6 (PS) ou seja polistireno. Passei a saber depois de olhar para umas quantas. O copinho de café, que recebe o café quentinho, quentinho da máquina de café lá no trabalho também.
Resta a dúvida: o café quando sai das máquinas a que temperatura sai? E ao ser mexido (depois de uns segundos em contacto com a cerâmica da chávena e depois de passado o tempo de abrirmos o pacote de açúcar e o utilizarmos) ainda estará a mais de 80 graus centígrados?
E logo que sai quando cai no copo de plástico (e ainda queima nos dedos de quem o pega)?
Citando:
"Os plásticos marcados com o número “6” são fabricados com poliestireno (PS) e recomenda-se precaução porque o estireno é um produto químico potencialmente tóxico. Este produto tóxico pode ser libertado quando o recipiente de plástico é usado para armazenar ou aquecer o alimento ou líquido em temperaturas acima de 80° centígrados, no forno de microondas, por exemplo.
É a matéria-prima dos copos descartáveis, embalagens, lacres de barris de chope e várias outras peças de uso doméstico."
Actualização: Algumas colheres vêm sem marcação com o número 6, isto é, aparece PS em vez do número. Para baralhar. Acabei de constatar isso numa que... Deformou ao mexer o café. 2016-02-02.