terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ai os glifosatos #70

O produto que a Câmara de Coimbra aplica frequentemente várias vezes ao ano para as ervas daninhas com um simpático aviso de que se tem de ter cuidado com a circulação e os animais domésticos nos dias seguintes está (outra vez) nas notícias. E as pessoas?
https://expresso.pt/sociedade/2019-02-25-Estudo-revela-contaminacao-generalizada-por-glifosato-no-pais#gs.HBHu19aT

Citando:

"De acordo com as análises, o valor médio da contaminação das amostras foi de 0,35 ng/ml em julho e de 0,31 ng/ml em outubro, o equivalente a três vezes acima do limite legal na água de consumo.

A plataforma salienta que a alimentação não é o único meio de contaminação deste herbicida, mas também a água e o ar, alertando ainda para a contaminação verificada em crianças.

(...)

“A ciência mais recente mostra que o glifosato altera profundamente a composição da nossa microbiota gastrointestinal. Quando esse equilíbrio fica comprometido podem surgir doenças graves, desde diabetes tipo 2 a arterosclerose, a obesidade e até cancro”, observa Margarida Silva, da Plataforma Transgénicos Fora.

A associação apela, por isso, ao Governo para proibir a venda de herbicidas à base de glifosato para usos não profissionais, tornar obrigatória a análise ao glifosato na água de consumo, acabar com o uso de herbicidas sintéticos na limpeza urbana e apoiar os agricultores que queiram deixar de usar este herbicida."