Sal, Sódio, marinho, integral, iodado, light, diet, bom, mau, ... Confundidos?
O sal é essencial à vida nas quantidades certas (~4-6g / d); NQ os alimentos já contêm uma certa quantidade de sal que deve ser descontada a estas quantidades.
1) "Quimicamente, o sal de cozinha é cloreto de sódio, ou seja, é formado por átomos de cloro e átomos de sódio. Os cristais de cloreto de sódio contêm 39.337% de sódio e 60,663% de cloro. Assim, a quantidade de sódio precisa ser multiplicada por 2,5 para corresponder ao total de cloreto de sódio, ou sal de cozinha, presente no alimento."
Fonte:
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=diferenca-entre-sal-e-sodio&id=5427
Fonte:
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=diferenca-entre-sal-e-sodio&id=5427
2) Sal marinho integral vs. sal refinado:
http://www.medicina-natural.pt/artigos/sal-marinho-integral-vs-sal-refinado.html
http://www.medicina-natural.pt/artigos/sal-marinho-integral-vs-sal-refinado.html
Sal marinho integral é preferível - menor teor de sódio, contendo muitos outros elementos adicionais (removidos pela refinação).
3) Cloreto de potássio (vs. Cloreto de Sódio):
"O uso excessivo de sal pode agravar determinadas doenças, como a hipertensão arterial. Nesses casos, sugere-se o uso do cloreto de potássio em vez de cloreto de sódio.
O cloreto de potássio é comercializado em produtos com a designação de sal diet ou sal light (contém 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio)."
4) Sal (refinado) iodado: Durante o processo de refinação o sal marinho perde o iodo (e muitos outros elementos constituintes); o iodo é necessário ao normal funcionamento do organismo (rel. c/tiróide, Bócio) pelo que é por vezes adicionado ao sal refinado o que origina o sal iodado.