terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ai os sulfitos (e o dióxido de enxofre SO2)!!!

Já vi sulfitos em vinho (o rótulo avisa sempre, uma vez que há cerca de 1% de pessoas que são alérgicas), em pó de caril (!), em frutos secos (bagas de goji) e em fruta (uvas).
O que são mesmo, para que são usados e de onde vêm?
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/41/2648-bom-ou-ruim-usado-como-conservante-em-vinhos-dioxido-de-enxofre-pode-causar-reacoes-alergicas.html
Citando:
"Sulfitos formam-se naturalmente em comidas e bebidas como um resultado da fermentação, como na cerveja e no vinho. Adicionalmente, a maioria dos produtores de vinho faz uso do dióxido de enxofre (que, no contato com soluções alcalinas, forma os sulfitos) para ajudar na conservação do vinho.  A quantidade de sulfitos varia. Alguns produtores de vinhos naturais não adicionam sulfitos, e alguns vinhos são vendidos com a propaganda de baixo teor de sulfitos.
O dióxido de enxofre é o produto enológico mais utilizado por seus potenciais efeitos conservantes, antioxidantes, desinfetantes e fungicidas. Esse elemento, também conhecido como anidrido sulfuroso e SO2, garante condições melhores para os processos de vinificação da bebida, elimina bactérias e leveduras frágeis e indesejáveis, o que permite que apenas as melhores prossigam com o processo fermentativo. Além do mais, melhora o aroma e afina a cor da bebida. Os sulfitos se formam a partir do contato do dióxido de enxofre com a solução líquida. Os sulfitos são empregados em diversas comidas e bebidas, então vale ficar atento, pois eles não estão presentes apenas no vinho."