O alerta vem na sequência da detecção de um aumento (ainda não explicado) na venda de alguns desses medicamentos - que são de venda livre:
http://www.dn.pt/sociedade/interior/infarmed-alerta-para-os-riscos-dos-medicamentos-para-acidez-do-estomago-5712312.html
Citando:
"Os inibidores da bomba de protões, a classe de medicamentos que contem omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, dexlansoprazol e esomeprazol, "não são isentos de riscos, como as interações com outros medicamentos, a ocorrência de erupções cutâneas, podendo ainda mascarar os sintomas de outras doenças", lembra o Infarmed. Assim, o seu uso não deve ser prolongado para além dos 14 dias nos casos agudos, existindo alternativas também de venda livre, como os antiácidos."
"Cenas e coisas" que dizem que fazem bem (ou mal). Agregador de algumas notícias relacionadas com saúde. Os "disclaimers" habituais e mais alguns aplicam-se: O uso da informação aqui veiculada é por conta e risco de cada um. Consulte-se um médico ou nutricionista (conforme o caso) antes de adotar alguma medida ou informação directa ou indirectamente publicada ou veiculada.
quinta-feira, 9 de março de 2017
Infarmed alerta para perigos do uso de certos medicamentos contra a acidez no estômago
Etiquetas:
2017-03,
Anti-ácido,
dexlansoprazol,
Efeitos Secundários,
esomeprazol,
Estômago,
Infarmed,
Interacções,
lansoprazol,
omeprazol,
pantoprazol,
PT,
rabeprazol,
Venda Livre